Com toda certeza a pandemia afetou o modo que sua empresa gera negócios e você entendeu que precisa organizar uma estratégia digital para ela.
Com a compra do Instagram pelo Facebook, a forma de fazer anúncios nas duas redes foram unidas e você pode utilizar a plataforma do Facebook para criar os anúncios no Instagram.
Se você pretende começar uma estratégia de Marketing Digital nas redes sociais e não sabe como, existem algumas boas práticas que podem te ajudar nessa hora.
Seguem algumas dicas:
- Crie uma página da empresa no Facebook e uma conta de anúncios vinculada (Facebook ads). Qualquer um pode fazer de forma simples e escolher qual tipo de negócio e a subcategoria que melhor o descreva.
- Produza conteúdo relevante para seu público e persona. Assim, você produzirá engajamento e isso faz com que o algoritmo da plataforma trabalhe por você com uma entrega melhor para quem seguir sua página após ser impactado pelo anúncio.
- Entenda que a rede é social e visual. Portanto use fotos, vídeos e imagens que sejam atraentes e informações relevantes para seu mercado.
- Defina 1 objetivo claro para conquistar com cada anúncio. Mesmo que sua empresa tenha vários objetivos diferentes, cada anúncio tem um objetivo específico. A rede social otimiza (e cobra por) resultados referentes ao seu objetivo (cliques, visualizações, conversões, cadastro ou lead, etc).
- Planeje seu anúncio. Ele deve entender a pessoa que será impactada por ele como alguém que está rolando o feed de forma impaciente e por isso deve ter um conteúdo que desperte o interesse no seu público.)
- 93% das publicações mais engajadas possuem imagens. *
- 53% mais curtidas em postagens com fotos. *
- 104% mais comentários em conteúdos visuais *
*Fonte RD station
- Segmente. Segmente. Segmente. Você pode utilizar diversas opções oferecidas pela plataforma para alcançar exatamente o público que definiu para sua empresa. Se você pode alcançar a pessoa certa com o seu investimento por qual motivo não faria? Seguem algumas segmentações possíveis:
- Idade;
- Gênero;
- Localização geográfica;
- Interesses gerais (como música, esportes, tecnologia);
- Interesses de consumo;
- Dispositivos e sistemas de acesso;
- Momentos da vida (formado, casado, trabalhando, pais, idade do filho);
- Públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos, etc.).
- Tenha em mente que nem todas pessoas têm acesso a conexões rápidas, especialmente no celular. Por isso, procure sempre manter os arquivos leves.
- Mensure os resultados. Acompanhe as métricas dentro da plataforma e em união com os acessos ao seu site, cadastros, seguidores, engajamentos, etc. Se seu objetivo está atrelado à um objetivo comercial (agendamento de visitas, vendas, etc.) sempre tenha conhecimento sobre esses resultados construídos juntamente com os vendedores. É com eles que você descobrirá se seu objetivo foi atendido e o retorno em faturamento sobre o total investido (ROI).
A boa estratégia é sempre a que atende ao objetivo da sua empresa e, portanto, não segue uma fórmula única. Pense o que você pretende alcançar e mais importante: quem você pretende alcançar.As redes sociais são um poderoso aliado quando usadas de forma alinhada com seus outros pontos de contato com sua audiência como e-commerce, blog, e-mail, site, dentre outros.
Avalie como você navega e como, o público que você vê como potencial cliente, se comporta para poder traçar estratégias ainda mais assertivas rumo ao sucesso.